quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Neptuno


O Araújo Leão (com a juba outra vez em baixo) tirou esta fotografia ao NEPTUNO feito pelo escultor Joaquim Machado Castro em 1771, que actualmente se encontra no Largo de D. Estefânia e que foi feito para ser colocado em frente da Basilica da Estrela, mas que veio a ser colocado no Chafariz dos Galegos, no Largo das Duas Igrejas, em frente ao Palácio do Loreto, primeira sede do BNU.
O grande escultor português foi também o autor do cavalo de D. José que está no Terreiro do Paço, desde 1775. Muita gente não sabe que o cavalo não está aprumado. Vou dizer aqui a razão, segundo me contou um grande engenheiro, meu amigo: A estátua equestre foi levada para o Terreiro do Paço para ser fixada sobre uma base de bronze fresco. Machado de Castro afastou-se a uma distância razoável que lhe permitisse confirmar o aprumo da estátua e ir dando indicações aos trabalhadores sobre o assentamento. Só que o povo, curioso, começou a juntar-se e a rodear o local. A polícia fez um círculo de segurança, não deixando as pessoas aproximar-se do local dos trabalhos. O escultor, que entretanto tinha ficado de fora do círculo para dar as suas instruções, lá foi rompendo para se aproximar da estátua. Mas quando chegou ao círculo polícial, não o deixaram passar: Ó chefe, este aqui quer passar e diz que é o autor da estátua! Mostra-lhe a cachaporra que logo lhe passa o talento de escultor. O homem bem insistiu mas não conseguiu passar e entretanto o bronze da base secou e a estátua ali está a testemunhar o desenrascanço português. A polícia não permitiu que ficasse perfeita, mas ela ainda não caiu.

1 comentário:

  1. Neptuno é irmão de Jupiter e de Plutão. Os três gobernavam o mundo inteiro. Jupiter dominava no Olimpo, residência dos deuses e nos homens. Plutão no reino dos mortos, na parte inferior, no infer, no inferno. E Neptuno, nos mares, nas águas, nas fontes. Quando eu estava na tropa em Castelo Branco, o presidente da República, Américo de Deus Rodrigues Thomas foi lá inaugurar uma calçada em frente à Sé e um chafariz, (não sei qual era). Então os tropas mudámos-lhe o nome para Américo de Neptuno Rodrigues Thomás. Bem apanhada.

    ResponderEliminar