terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Primeira sede do Banco Nacional Ultramarino

Começa assim o contrato de arrendamento da primeira sede do BNU:
"Saibam quantos este publico instrumento de arrendamento, quitação e obrigação virem, que no anno do Nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo de mil oitocentos sessenta e quatro aos vinte dias do mez de Junho nesta cidade de Lisboa em meu escriptorio na rua Nova S Elloy nº 111 compareceram de uma parte o Exmº José Ferreira Pinto Basto, proprietario, morador na Calçada de Santo Amaro, nº 1, freguesia de S. Pedro em Alcantara e da outra o Illmº Francisco de Oliveira Chamiço, negociante, morador na Rua Nova da Trindade nº 36, freguesia do Sacramento, na qualidade de governador eleito do Banco Nacional Ultramarino, auctorizado por carta de lei de dezasseis de Maio de mil oitocentos sessenta e quatro, : ambos pessoas do meu conhecimento, que dou fé serem os proprios".
Seguem-se as cláusulas do arrendamento das “casas que possue no Largo das Duas Igrejas, nº 8 freguesia de N. S. dos Martires, com todos as suas pertenças, exceptuando as lojas que ficam para a rua do Outeiro.
O prazo do arrendamento é de nove anos com inicio no 1º de Junho do corrente ano.
A renda nos três primeiros anos foi de dois contos duzentos e cinquenta mil réis e nos seis anos seguintes três contos de réis”tudo em metal sonante e pagos adiantadamente aos semestres”
O prédio arrendado era conhecido como "palácio do Loreto". Em 7 de Setembro desse ano, reuniu, já na nova sede, a assembleia de accionistas, que sancionou o arrendamento.
O Largo das duas Igrejas (Igreja do Loreto e Igreja da Encarnação) é desde 1925 o Largo do Chiado e ali existia o famoso «CHAFARIZ DOS GALEGOS» ou «CHAFARIZ DE NEPTUNO DO LORETO», construído por Machado Castro em 1771, composto de uma escadaria desdobrada lateralmente, com a estátua de Neptuno no topo. Hoje a estátua encontra-se no Largo de D. Estefânia desde 1951 e anteriormente esteve na Praça do Chile.
Actualmente existe no local o monumento a António Ribeiro «CHIADO» - o poeta dos autos - obra escultural de Augusto da Costa Mota, que foi inaugurada no dia 18 de Dezembro de 1925.




(clicar na foto para ampliar)
Palácio do Loreto e Largo do Chiado actualmente, com o eléctrico para a Estrela





antigo Largo das Duas Igrejas com o eléctrico para a Estrela e o Palácio do Loreto.

Sem comentários:

Enviar um comentário