terça-feira, 9 de março de 2010

FRANCISCO STROMP - Empregado do Banco Nacional Ultramarino


Nasceu em 21 de Maio de 1892 e morreu em 1 de Julho de 1930.
Em 1908, Francisco Stromp, então com dezasseis anos, estreou-se na equipa principal do Sporting, equipa essa a que pertenceu até à época de 1923/24, actuando como médio direito e a avançado centro. Jogador de magníficos recursos, foi o primeiro grande capitão e treinador de futebol do Sporting Clube de Portugal

O Sporting Clube de Portugal, fundado em 1906, conquistou o primeiro título de Campeão de Lisboa em 1915 e em 1923, no mês de Maio, festejou o título pela quarta vez, com Francisco Stromp que na altura era o capitão-geral do futebol.

Diziam os companheiros que ele era a alma da equipa, apelava ao sportinguismo de todos, e fazia-o de tal forma que conseguia sempre unir o grupo.



Entrou no Banco Ultramarino, onde segundo consta, subiu rapidamente na carreira e ali se manteve até à sua morte.
Foi também um dos grandes dinamizadores do Grupo Desportivo do BNU.
O seu pai era um médico famoso e detectou-lhe a doença da sífilis que na altura não tinha cura. No dia 1 de Julho de 1930, com trinta e oito anos, no dia em que o Sporting fazia vinte e quatro anos, levantou-se cedo, mas em vez de ir para o Banco Ultramarino, como sempre ia, tomou o caminho da Estação de Comboios de Sete-Rios e lançou-se contra o comboio em andamento.
É perpetuamente o sócio nº 3 do Sporting, por ser o número de sócio que tinha quando faleceu.

1 comentário:

  1. Obrigado pela feliz informação, que eu desconhecia. Aliás o BNU prezava ter gente decente. Saber que Francisco Stromp foi meu colega de banco é um duplo orgulho para mim, como leão e como ex-funcionário do BNU.
    ARAUJO

    ResponderEliminar