terça-feira, 20 de abril de 2010

ACÁCIO

Falaram alguns colegas do Acácio.
Era realmente uma personalidade extraordinária.
Não sei o será feito dele.
O que muitos colegas não saberão é que ele era considerado o melhor artista português a trabalhar o bronze.
Concorreu e ficou em segundo lugar para a construção da estátua dedicada à MÃE, para ficar em frente à maternidade Alfredo da Costa em Lisboa.
Quem ganhou foi o escultor Rogério da Fonseca Machado, que fez a estátua em 1984 e foi inaugurada no dia mundial da criança, 1 de Junho de 1988.
O Acácio ofereceu-me o protótipo que ele apresentou para o concurso.
Está guardado religiosamente.

Para podermos comparar, apresento aqui uma foto do protótipo do Acácio


e da estátua que ganhou.



O Acácio também me ofereceu o protótipo que o escultor Artur Gaspar dos Anjos Teixeira lhe tinha oferecido do monumento aos perseguidos que está em Almada.



4 comentários:

  1. O Acácio era realmente um grande artista.
    A última vez que estive com ele foi numa exposição colectiva em que participamos já há alguns anos, organizada pelo Metro, na Estação do Alto dos Moínhos e, onde o Acácio apresentou trabalhos extraordinários em madeira e bronze.
    Além das peças que fazia, e das esculturas de grandes artistas em que participou ( muitas das vezes fazendo grande parte do trabalho ) tinha um dom para executar muito bem toda a espécie de trabalhos manuais, incluíndo a reparação de muitas máquinas utilizadas no BNU e que ele recolheu em todo o País, para figurarem no Museu do BNU. O que será que aconteceu a todo esse espólio extraordinário?

    Joaquim Matos

    ResponderEliminar
  2. A Maria José Cardoso consta na lista dos seguido
    res em décimo lugar, ela própria faz uma pequena apresentação da sua pessoa, mas esqueceu-se de indicar um dado muito importante, a Zézinha, como carinhosamente é tratada pelas suas alunas, tem a seu cargo uma tarefa muito importante, é professora de porcelana de algumas colegas,uma já aposentadas e outras ainda a trabalhar mas que,semanalmente, durante o ano lectivo, se dirigem às antigas instalações do BNU, onde lhes são ministratadas as suas aulas,e é lindo ver o empenho, sabedoria e paciencia que a nossa ilustre professorinha nos vai transmitindo os seus conhecimentos e a sua arte, que já produziram frutos, pois lá sáo executados belos trabalhos.Um bem haja para ela e um grande beijinho de todo o nosso grupo.

    ResponderEliminar
  3. Aposto que sei de quem é o simpático comentário acerca das actividades artísticas que transitaram do Grupo Desportivo do BNU para os SS da CGD; Fernanda, obrigada pela atenção! É com o maior prazer que monitorizo a classe de Pintura sobre Porcelana onde se reúnem antigas empregadas do BNU (e algumas da CGD), ... onde para além do aspecto lúdico, se confraterniza semanalmente, se consolidam amizades antigas e ... onde todas nos sentimos muito bem fazendo coisas bonitas :)) Obrigada a este magnífico grupo por se manter coeso e laborioso!! bjs
    zezinha cardoso

    ResponderEliminar
  4. Sou neta do Acácio Dias e estou a reunir material para fazer um livro sobre a sua vida e obra, apos ler as palavras maravilhosas que escreveu sobre ele gostaria de entrar em contato consigo para saber mais sobre ele como amigo dos seus amigos. agradecia que me ajudasse com a sua informação, e mais uma vez obrigada pelas palavras fantásticas.

    ResponderEliminar