quinta-feira, 29 de abril de 2010

FERNANDO PESSA no BNU


Fernando Luís de Oliveira Pessa nasceu a 15 de Abril de 1902, na freguesia de Vera Cruz, em Aveiro, e faleceu a 29 de Abril de 2002, em Lisboa.
Faz hoje precisamente oito anos que faleceu o jornalista por nós todos conhecido como o ".. e esta, ein?"
Pois talvez o que muitos colegas não sabiam é que o Pessa começou a sua vida profissional no Banco Nacional Ultramarino.
O pai era médico militar do antigo Regimento Aveirense de Cavalaria n.o 8, tendo sido destacado para exercer funções em África. Fernando Pessa permaneceu em Portugal, com a mãe, passando a sua infância na casa do avô materno, em Penela, perto de Condeixa.
Em 1913, deslocou-se para Coimbra, onde frequentou o liceu Dr. José Falcão. Entrou, posteriormente, para a Faculdade de Ciências da Universidade de Coimbra, com o objectivo de realizar os exames preparatórios para a admissão à Escola de Guerra, no entanto, por motivos de inaptidão física não foi admitido.
Em 1920 foi admitido no Banco Nacional Ultramarino em Coimbra, transferindo-se depois para Lisboa. Já em Lisboa saiu do BNU e foi trabalhar para uma seguradora.
Não esteve muito tempo nos seguros e o seu percurso como jornalista é conhecido de todos.
Só queria aqui ressaltar que entrou para os quadros da RTP apenas a 1 de Janeiro de 1976, já com 74 anos.
A célebre expressão “E esta, hein?” marcou a sua carreira como repórter televisivo. A expressão surgiu como substituto dos palavrões que tinha vontade de dizer quando denunciava situações menos agradáveis do quotidiano do país nos seus "bilhetes postais".
Pelo seu trabalho como correspondente da Segunda Guerra Mundial, Fernando Pessa foi distinguido com a Ordem do Império Britânico. E, em Portugal, a 10 de Junho de 1981, o Presidente da República, Ramalho Eanes, atribui-lhe o título de Comendador.
Reformou-se em 1995, com 93 anos de idade.
faleceu no Hospital Curry Cabral, em Lisboa, poucos dias depois de completar 100 anos.



Quando a sede do BNU se transferiu para a 5 de Outubro, a RTP tinha a sua sede mesmo ao nosso lado. O Pessa andava por ali com outros funcionários da RTP. Recordo-me de uma vez eu ir almoçar ao restaurante da Inácia, na Av. 5 de Outubro, 140, que tinha a uma cozinha caseira muito apreciada, com peixe fresco diáriamente e uns preços baixos.O meu amigo, com 50 anos, andava em dieta a comer peixe cozido sem sal e de beber, só água. Nada de café nem cheirinhos.
Entra o Pessa, já com 90 anos, com mais uns colegas da RTP e começou logo por pedir uma imperial e umas pataniscas e perguntou se ainda havia mão de vaca com grão. No final da refeição, o Pessa amanda-se a dois cafés e dois balões de whisky.
O meu amigo ficou doido e jurou que não ia acreditar mais na treta das dietas que lhe tinham receitado.

Uma das famosas reportagens do Pessa foi sobre o Leão de Rio Maior.
Recordemos

1 comentário:

  1. Desconhecia de todo que o Sr.Fernando Pesssa,ilustre personagem,também tenha vestido a nossa camisola, habituamo-nos a vê-lo por ali e até nos era já familiar.Uma vez regressavamos nós do almoço e iamos a atravessar a rua em frente à Gan, vinha ele a conduzir, o seu "chaço" grande, muito antigo de cor creme, e ao fazer a curva, com uma certa velocidade,( Av. de Berna para a Rua laura Alves) em direcção a RTP quase nos ia atropelando, perante o susto e a nossa atrapalhaçãoo Sr.Pessa até se riu e lá continuou o seu caminho

    ResponderEliminar