sexta-feira, 30 de abril de 2010

MAIO e o BNU




O mês de Maio é o mês das flores, o mês do dia do trabalhador, o mês (religioso) de Maria.


No 1º de Maio de 1974 eu ainda não estava no BNU mas lembro-me de ter ido à Av. Almirante Reis, acompanhar a manifestação (1ª e única) que se fez em unidade de todos, sem partidos nem centrais sindicais.
Foi o primeiro 1º de Maio que foi feriado em Portugal, como já era pela Europa e por todo o mundo fora. A França foi o primeiro país a proclamar, em 23 de Abril de 1919, como dia feriado o dia 1 de Maio. Em 1920, a Rússia adota o 1º de Maio como feriado nacional, e este exemplo é seguido por muitos outros países.
O mês de Maio está ligado ao nosso Banco porque este foi fundado em Maio de 1864.
Em Maio de 1964, foi celebrado o centenário (1º e único) do BNU com a inauguração da nova sede com entrada pela Rua Augusta, após obras que decorreram vários anos e que transformaram por completo o edifício.
A partir do dia 16 de Maio de 1964 - dia do centenário - passou a sede a ter entrada pela Rua Augusta, com a fachada completamente remodelada, com os dois medalhões em pedra, imbutidos na parede e que ali se mantêm.

O Medalhão da direita representa a caravela do BNU, com uma chaminé...

O medalhão da esquerda representa o escudo de Portugal ao centro e os escudos das sete províncias ultramarinas onde o BNU era emissor.

Sem comentários:

Enviar um comentário