quinta-feira, 23 de agosto de 2012

EDUARDO PINTO DA SILVA E CUNHA


Natural de Mesão Frio, onde nasceu em 12 de Novembro de 1832, era filho de João Félix Pinto da Fonseca e de Maria Amália da Silva e Cunha Leite Pereira, de ascendência Nobre.
Licenciou-se em Coimbra em Matemática e Física em 1855.
No dia 23 de Novembro de 1863, casou com Guilhermina Augusta de Sousa Couceiro, de quem teve um filho, José Eduardo Pinto Couceiro da Cunha que é o bisavô de Maria José Pinto da Cunha Avilez, casada com Jaime Alexandre Nogueira Pinto e de Maria João Rita Filomena Pinto da Cunha de Avilez, casada com Francisco Xavier Belo Van Zeller.

Eduardo de Mascarenhas Valdez Pinto da Cunha, filho do José Eduardo Pinto Couceiro da Cunha, casou com Teresa Josefa de Melo Breyner, irmã de Maria Amélia de Melo Breyner, avó do escritor e jornalista Miguel Andresen de Sousa Tavares, que casou com Mariana do Espírito Santo Bustorff Silva, bisneta do fundador do BES. A mãe do Miguel Sousa Tavares, a poetisa Sophia de Melo Breyner Andresen, é neta de Tomás de Melo Breyner, 4º Conde de Mafra e bisneta do dinamarquês Jan Hinrich Andresen.
 
Eduardo da Silva e Cunha fez parte do conselho de sua majestade e foi Secretário da Mesa da Assembleia Geral e Vogal do Concelho Fiscal do Banco Nacional Ultramarino.
Era considerado bem posicionado nos meios bancários e sociais, tendo sido deputado em várias legislaturas. Em 1894, na sequência da renúncia ao cargo do Conde de Ottolini, foi escolhido para Governador do BNU.
Na Assembleia Geral de 15 de Fevereiro de 1909, com 77 anos de idade, a seu pedido, foi substituído no cargo de Governador por António Teixeira de Sousa.

Assinaturas de Eduardo Pinto da Silva e Cunha como Governador do BNU
 

Sem comentários:

Enviar um comentário