terça-feira, 19 de março de 2013

EXPOSIÇÃO na RUA AUGUSTA - MUDE

Então lá fomos nós visitar a exposição do MUDE - na "nossa" Rua Augusta.
Como já nos tinha prometido a diretora do Museu do Design e da Moda, Drª Bárbara Coutinho, foi feita a exposição possível no edifício relativa ao Banco Nacional Ultramarino.
É sempre interessante recordar o que foi o explendor do nosso Banco. Da parte que não chegou a ser destruida, ficou o primeiro e segundo andares do prédio da Rua Augusta, na zona onde estave sediada a administração do Banco. O primeiro andar, está bem conservado e com com todas as peças, incluindo candeeiros, do nosso Banco.
 
O 2º andar também está conservado e agora ali está exposto algum mobiliário desenhado para aquele espaço pela Fundação Ricardo Espírito Santo, nomeadamente a reconstituição do Gabinete do Governador.
À entrada do segundo andar é projetado um filme com reprodução de depoimentos feitos por vários nossos colegas que trabalharam na Rua Augusta. Vale a pena.
Há que espreitar no rés-do-chão, o painel que está ao fundo da escada para o primeiro andar, que dava para as letras. O balcão das letras lá está também no primeiro andar.
A Exposição acaba no dia 28 de Abril de 2013 e, então os móveis voltam para o depósito da Caixa Geral de Depósitos em Sapadores, que os cedeu apenas para esta exposição.

Que saudades dos câmbios!!!

 
 
É interessante seguir a evolução do edifício, que, conforme foi prometido pela Drª Bárbara irá sendo recuperado por piso para sua utilização pelo Museu. Já vai no segundo andar.
Não podemos deixar de ser apoiantes desta preservação da nossa memória.
 
Olha o grupo que se juntou, depois do almoço, em plena Av. da Liberdade!
 

Sem comentários:

Enviar um comentário