sexta-feira, 23 de abril de 2010

CHAMIÇO - Empresário



O fundador do Banco Nacional Ultramrino, Francisco de Oliveira Chamiço, era um dos sócios da firma F. Chamisso Filho e Silva Lda, que produziu o vinho do Porto em 1851 e à qual já aqui nos referimos.
Segundo consta em documento da Biblioteca Nacional, O Sr. Franscisco Chamiço foi gerente das minas de estanho da Mostardeira e de Trás-os-Montes.
Sabemos que a mina de estanho da Mostardeira deu início à exploração de cobre em 1863, ou seja, no ano anterior à fundação do BNU.
A mina tinha dois poços, um para extracção e outro para esgoto de água subterrânea, até uma profundidade de cerca de 100 metros e o campo de lavra estava dividido em seis pisos.

Mina da Mostardeira, no Alentejo


A mina laborou durante cerca de 20 anos. Até 1894 foram exportadas cerca de 2.000 toneladas de cobre.

Ora o documento da Biblioteca Nacional diz que em 1875 o Sr. Chamisso era gerente da mina da Mostardeira e da mina de estanho de Trás-os-Montes, tendo contraido dívida de 25.332$036 réis no BNU para a mina da Mostardeira.
Ao que parece a mina da Mostardeira terá encerrado nos anos 80 do século XIX. Não sei se a mina deu para pagar as dívidas ou se teve o Sr. Chamisso que arcar com elas. Isso é que não encontrei em nenhum documento.

1 comentário:

  1. Seria possível indicar quem é actualmente dono da Mina da Mostardeira ou dos terrenos em que se encontra? Cumps!

    ResponderEliminar