quarta-feira, 7 de abril de 2010

PIC-NIC NO CASTELO

6º andar da Rua Augusta - Que beleza!!!

Em 1977 fui trabalhar para o Secretariado Operacional. O Director era o Dr. José da Silva Casanova, que depois saiu para Londres e por fim guindou-se a altos vôos, sendo nomeado presidente de uma seguradora. Encontrei-o já reformado. Tinha tido uma trombose mas estava a reagir bem. A última vez que o vi já tinha tido outra trombose e já não estava nada bom. Não sei o que será feito dele.
O Chefe de serviço era o Sr. Mósca. Tinha trabalhado como gerente na Régua e em 1967 foi substituido pelo Dr. Casanova e via-se que eram os dois unha com carne.
O Sr. Olimpio José Mósca Òvelha (OMO, como ele assinava) sei que foi finalista do liceu de Setúbal, em 1937 e que teve como colega de turma o famoso advogado Dr. Sidónio Pereira Rito, que eu ainda conheci. Uma sobrinha do Dr. Sidónio Rito, a Dr. Dulce Pereira Rito, foi contratada pela Drª Marta Cochat Osório, como advogada para o contencioso da CGD, que já integrava o BNU. É minha amiga e tratamo-nos por primos, tanto do lado do Rito como do lado do Pereira. Mas, por incrível que pareça, não temos nenhum vinculo familiar, nem mesmo longínquo, que nos ligue, pelo menos que tivéssemos descoberto.

O Secretariado Operacional fazia normas e instruções para os serviços e agências do BNU. Por essa razão depois passou a chamar-se Serviço de Normas, integrado no Secretariado Geral, já com o Dr. Herlander Machado, como Director Coordenador e com o Sr. Mósca colocado como sub-director no Departamento de Crédito do Sul e Ilhas.
Pois ainda com o Sr. Mósca como chefe de serviço, sucedeu que fomos remodelados e enviados provisoriamente para o 6º andar - Terraço - da Rua Augusta. O Provisório, como quase sempre acontece, lá se foi mantendo e nós até acabámos por gostar, de tal forma que quando, passados anos, fomos outra vez mudados, já nos custou a transição.

Com vistas para o arco da Rua Augusta

O Terraço era, de facto, uma maravilha. Pelos vistos, aquele 6º andar tinha sido feito, pelos antigos governadores para restaurante da administração.
Parece que agora o António Costa, Presidente da CML, dona do prédio, quer voltar a pôr ali um restaurante. Não tem mau gosto.
"É possível que daqui a dois anos já possamos jantar num restaurante no terraço da antiga sede do Banco Nacional Ultramarino, na Baixa", disse ele ao jornal "Público", em 9.05.2009.
António Costa no nosso terraço


Mas nós estávamos ali para trabalhar e pouco nos apercebíamos das potencialidades restauracionais do espaço.
Mas o cheiro lá andava e um dia combinámos que todos traziamos o farnel de casa e íamos almoçar ao castelo de S. Jorge.
E lá fomos, com o chefe Mósca à frente.
Já não me lembro do que é que eu, solteiro e a viver sozinho, terei arranjado para levar. Ainda não havia pizzas nem hamburgers, talvez tenha levado alguns bolinhos de bacalhau comprados ad hoc.
Então vejam a maltosa.

A caminho... com o carrego...

Santos Silva, Luísa (Olá Luisinha, que é feito da menina?) e Sr. Mósca com o copo na mão...

Vamos comendo...


Da esquerda para a direita: Rito Pereira, Luísa, Dr. Daniel Costa, Odete, Nuno Bermudes, Miné (mulher do Bermudes; não trabalhava no nosso serviço mas ela é que fez o farnel do Bermudes...), Paixão, Oliveira Martins, Moreira, Sr. Elias, Oliveira e Sr. Mósca

O João Manuel Guerreiro Marçalo, terceiro da esquerda também lá estava. O Sr. Elias Rodrigues e Silva, primeiro à esquerda é o que está melhor na foto.
O sr. Elias morreu há vários anos, depois de ter ainda colaborado comigo no escritório, quando se reformou do BNU. Paz à sua alma. Era um homem às antigas, com cultura e saber estar. Quando fui ao enterro dele, conheci finalmente os seus filho e neto, que eram os seus motivos de vida.
O Nuno Bermudes também já faleceu, mas eu vou voltar, noutro dia, ao Bermudes, escritor e a outros colegas da foto.

1 comentário:

  1. Não devo ter ido a este piquenique dado não me rever nas fotos. Porém, não posso deixar de salientar que esta equipa do SO era fantástica, quer como profissionais quer enquanto pessoas. A interajuda e a camaradagem estavam sempre presentes. Pena que alguns já tenham partido. Saudades, muitas saudades tenho de todos..

    ResponderEliminar