terça-feira, 13 de abril de 2010

História do BNU




Caro Rito Pereira
Para inclusão no teu (nosso) blog, envio-te um trabalho que considero excelente e muito completo, sobre a história do BNU, que serviu de tese de doutoramento de uma colega nossa.
É evidente que o trabalho assenta em grande parte na informação constante dos relatórios do Banco, pelo que especialmente durante o período do Estado Novo, possui uma grande carga ideológica de apologia do regime.
Por outro lado, a informação pós 25 de Abril é muito reduzida e não espelha o grande esforço financeiro feito pelo BNU no apoio às centenas de empresas descapitalizadas, ou abandonadas pelos respectivos patrões, acção extremamente importante para a consolidação da Democracia em Portugal, bem como o esforço e profissionalismo de todos os trabalhadores que, ao longo de um processo extremamente difícil e conturbado, sempre souberam ( de um modo geral ) assegurar o funcionamento do Banco e a confidencialidade da informação.
Um grande abraço
Joaquim Matos

NOTA: Este trabalho que estava disponível on-line, no site da CGD, foi retirado. Não vi qualquer explicação embora admita que tenha sido dada em qualquer altura em qualquer sítio por alguém. 14-10-2016

1 comentário:

  1. Boa tarde, Narciso Homem é o meu nome. estou a orientar uma monografia, com o titulo: Aparecimento da Profissão do Secretariado no Sistema Bancário Angolano (1926 à 1975). O referido tema será relevante para os estudantes do Departamento de Secretariado da Faculdade de Letras da Universidade Agostinho Neto. É de salientar que conseguimos obter muitas informações a partir do vosso blog que desde já agradecemos as informações postadas. Contudo, gostaríamos obter informações de vossa parte sobre uma lista dos nomes dos (as) secretárias do Banco Nacional Ultramarino de forma geral; pois, estas informações serão de carácter importante para os pesquisadores desse trabalho.

    ResponderEliminar