quinta-feira, 21 de junho de 2012

ENCONTRO DO SOLSTÍCIO DE VERÃO

Como já estava combinado, lá fomos nós ao Campo Pequeno para o encontro da estação de verão. 21 de Junho, começo do Verão. Solstício: ponto da eclíptica em que o Sol atinge as posições máxima e mínima de altura em relação ao equador, isto é, pontos em que a declinação do Sol atinge extremos: máxima no solstício de Verão e mínima no solstício de Inverno. A palavra de origem latina (Solstitium = Sol + sistere = que não se mexe) está associada à ideia de que o Sol devia estar estacionário, ao atingir a sua mais alta ou mais baixa posição no céu. O próximo solstício é do Inverno em 21 de Dezembro.
Mas nós temos marcado o próximo almoço para 21 de Setembro, equinócio (aequus + nox = noites iguais aos dias...) do Outono.
O que interessa é que nos encontramos. Falamos disto e daquilo. O Joaquim Almeida e Silva falou além, claro, da sua boa forma física, de casos que ele resolveu no contencioso do BNU. A Lúcia recordou a Anita Vera Cruz que, adiantou o Rito, agora é sogra do Dr. Carvalho da Silva (ex) da CGTP.
Lembramos o saudoso José Maria Almeida que foi chefe no contencioso do Banco Nacional Ultramarino. Um beirão, de Freixeda do Torrão, concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, extraordinário no trato e na sabedoria de serviço. No Europeu de 2000, Portugal jogava contra a França nas meias finais. Começou bem o jogo com um golo extraordinário do Nuno Gomes. Os franceses empataram no segundo tempo e o jogo teve de ir para prolongamento. Segundo parece, o nosso amigo Zé Maria, antes de começar o prolongamento enervou-se com a hipótese de Portugal sair derrotado, de tal maneira que teve um ataque cardíaco que o matou. 28 de Junho de 2000. De facto, aos 117 minutos de jogo,  o árbitro marcou um penalti por mão do Abel Xavier e o Zidane fez o golo da vitória francesa. Soube a injustiça este penalti. O João Pinto atirou-se contra o árbitro e deu-lhe um murro no estômago. Foi expulso e nunca mais jogou na seleção nacional. Impulsos de que nos arrependemos mas já não podemos remediar. Nesse jogo o Paulo Bento entrou aos 61 minutos a substituir o Vidigal.






Sem comentários:

Enviar um comentário